APCP

Para entender o perfil profissional adequado para cada função

O APCP é um instrumento que dá suporte à avaliação e análise de perfil. Ele aponta o perfil adequado para cada função, traduzindo comportamentos em competências desenvolvidas ou ainda em desenvolvimento.

São analisadas 12 competências escolhidas criteriosamente e alinhadas às tendências modernas de gestão de empresas. É gerado um gráfico que demonstra os níveis de maturidade alcançados em cada uma das competências e a conclusão referente a cada uma delas, bem como um relatório acompanhado de um segundo gráfico, que revela o resultado a partir de quatro principais estilos profissionais considerados.

É necessário que se tenha definido previamente os níveis ideais esperados em cada uma das competências (perfil ideal). Este perfil será comparado graficamente com o resultado do candidato analisado (perfil real), com a indicação dos desvios em pontos percentuais.

O APCP revela pontos fortes e competências latentes na atuação do analisado. Isso confere maior consistência às decisões dos gestores quanto às ações de Seleção, Treinamento, Desenvolvimento e Promoção, entre outros subsistemas empresariais.

Alguns aspectos importantes que complementam o uso do APCP são: a definição prévia do perfil ideal; a reunião devolutiva com o analisado e a análise dos resultados para a definição de programas de treinamento que desenvolvam as necessidades ligadas às estratégias do momento.

Quero ser Empresa Parceira

Benefícios

  • O conhecimento detalhado dos perfis profissionais – individuais e de equipes.
  • Uma base segura para definir grupos homogêneos para treinamento, reduzindo custos e otimizando o tempo de duração dos programas.
  • Objetividade de análise, com padronização das características avaliadas – o que garante uniformidade nos processos de seleção.
  • O cadastramento, em sistema, dos perfis ideais por função/empresa, permitindo análises comparativas e/ou a escolha da melhor pessoa para cada função.
  • A oportunidade de realização de estudos comparativos internos e em relação ao mercado, através de banco de dados.

Resultados

  • Documento escrito em linguagem direta e fluente, enriquecido por gráficos de fácil interpretação.
  • Como não envolve avaliações de perfil psicológico (e sim de comportamento profissional, prático), o relatório APCP contém apenas informações objetivas, que não requerem interpretações subjetivas. Não é preciso ser especialista em RH para ler e entender os resultados.
  • O APCP abre a possibilidade de comparação entre o perfil real analisado e o perfil ideal, pré-definido pela empresa para cada função.
  • Respostas imediatas e de baixo custo, na comparação com outras ferramentas de análise.

Conceitos do APCP

A base conceitual do APCP parte da tese de que há quatro estilos gerenciais predominantes. Eles têm como base o conjunto de 12 competências profissionais que se combinam e se manifestam com intensidades diferentes de indivíduo para indivíduo, indicando a conduta do analisado e suas principais características práticas.

Competências profissionais:

  • Assertividade
  • Autodesenvolvimento Contínuo
  • Conformidade a Regras
  • Desenvolvimento de Pessoas
  • Empreendedorismo
  • Gerenciamento de Conflitos

  • Iniciativa
  • Liderança
  • Negociação
  • Orientação ao Cliente
  • Relacionamento Interpessoal
  • Tomada de Decisão

Com a aplicação do APCP, pode-se descobrir exatamente em que proporção esses estilos gerenciais se manifestam em cada analisado, onde as características não são necessariamente excludentes. Cada pessoa traz, em seu modo de pensar e agir, uma mescla desses quatro estilos. O que varia é o grau de preponderância de algum desses estilos sobre os demais.

Estilos Gerenciais

Empreendedor

Analítico

Desenvolvedor

Agregador

A Metodologia

Em nossa metodologia analítica, o analisado é confrontado com situações práticas do cotidiano de trabalho.

A abordagem elimina qualquer possibilidade de dissimulação ou condicionamento da parte de quem responde às perguntas. Em outras palavras, a análise pode ser construída a partir do real posicionamento profissional do analisado, o que proporciona à empresa cliente alto grau de precisão na composição dos perfis de comportamento.

Aplica-se ao APCP em:

  • Processos seletivos,
  • Identificação de potenciais,
  • Adequação aos cargos,
  • Formação de equipes,
  • Movimentação interna de pessoas,
  • Ações de treinamento e desenvolvimento,
  • Gestão de carreira, retenção de talentos,
  • Demais ações de planejamento estratégico.

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