Para entender o perfil profissional adequado para cada função
O APCP é um instrumento que dá suporte à avaliação e análise de perfil. Ele aponta o perfil adequado para cada função, traduzindo comportamentos em competências desenvolvidas ou ainda em desenvolvimento.
São analisadas 12 competências escolhidas criteriosamente e alinhadas às tendências modernas de gestão de empresas. É gerado um gráfico que demonstra os níveis de maturidade alcançados em cada uma das competências e a conclusão referente a cada uma delas, bem como um relatório acompanhado de um segundo gráfico, que revela o resultado a partir de quatro principais estilos profissionais considerados.
É necessário que se tenha definido previamente os níveis ideais esperados em cada uma das competências (perfil ideal). Este perfil será comparado graficamente com o resultado do candidato analisado (perfil real), com a indicação dos desvios em pontos percentuais.
O APCP revela pontos fortes e competências latentes na atuação do analisado. Isso confere maior consistência às decisões dos gestores quanto às ações de Seleção, Treinamento, Desenvolvimento e Promoção, entre outros subsistemas empresariais.
Alguns aspectos importantes que complementam o uso do APCP são: a definição prévia do perfil ideal; a reunião devolutiva com o analisado e a análise dos resultados para a definição de programas de treinamento que desenvolvam as necessidades ligadas às estratégias do momento.
A base conceitual do APCP parte da tese de que há quatro estilos gerenciais predominantes. Eles têm como base o conjunto de 12 competências profissionais que se combinam e se manifestam com intensidades diferentes de indivíduo para indivíduo, indicando a conduta do analisado e suas principais características práticas.
Competências profissionais:
Com a aplicação do APCP, pode-se descobrir exatamente em que proporção esses estilos gerenciais se manifestam em cada analisado, onde as características não são necessariamente excludentes. Cada pessoa traz, em seu modo de pensar e agir, uma mescla desses quatro estilos. O que varia é o grau de preponderância de algum desses estilos sobre os demais.
Em nossa metodologia analítica, o analisado é confrontado com situações práticas do cotidiano de trabalho.
A abordagem elimina qualquer possibilidade de dissimulação ou condicionamento da parte de quem responde às perguntas. Em outras palavras, a análise pode ser construída a partir do real posicionamento profissional do analisado, o que proporciona à empresa cliente alto grau de precisão na composição dos perfis de comportamento.
Seremos aliados rumo ao crescimento que seu negócio precisa e merece.
Fale Conosco